quarta-feira, 28 de maio de 2008

Aditivos Alimentares

O que são?

Aditivo alimentar é toda a substância, que tendo ou não valor nutritivo, não é naturalmente um género alimentício ou ingrediente característico dele.
Um género alimentício é toda a substância usada como alimento ou bebida humana, exceptuando os medicamentos, bem como todas as substâncias utilizadas na preparação ou composição dos alimentos humanos, sem exclusão dos simples condimentos.
Estão actualmente em uso cerca de 3500 aditivos. Os aditivos para alimentos devem ser aprovados antes de poderem ser utilizados na produção de alimentos. Assim qualquer aditivo aprovado pela união europeia começa pela letra E e é constituído por mais 3 dígitos.

Para que servem?

A adição intencional destas substâncias destina-se sempre a alterar características de um determinado alimento. Por exemplo, conferir-lhe uma maior durabilidade ou agradabilidade sensorial, para que se torne mais apetecível ao consumidor. Esta manipulação pode ser feita em qualquer fase de obtenção, tratamento, acondicionamento, transporte ou armazenagem de um género alimentícios.

Que tipos de aditivos existem?

Consoante os aditivos são produzidos artificialmente pelo Homem, ou já existem naturalmente na Natureza, dividem-se em artificiais ou sintéticos e naturais, como por exemplo o ácido ascórbico (Vitamina C).

Podemos ainda dividir os aditivos segundo a sua natureza química e assim temos:
  • Antioxidantes
  • Ácidos orgânicos e sais deles derivados

  • Açúcares
  • Álcoois

  • Sais inorgânicos
  • Gases esterilizantes

No entanto, a divisão mais significativa é feita com base nas finalidades de cada aditivo.

Apresentam-se de seguida os diferentes grupos.














Que consequências trazem para a saúde?


Todos os aditivos autorizados pela União Europeia foram laboratorialmente estudados de forma a conhecer os seus efeitos secundários e estabelecer limites máximos de tolerância a estas substâncias.



Outros aditivos alimentares não autorizados, como por exemplo todos os aditivos do grupo Sudan (i.e. I, II, III, IV), que pertencem ao grupo dos corantes azóicos, são altamente nocivos do ponto de vista toxicológico. Estes corantes são corantes industriais, utilizados na coloração de plásticos e outros materiais sintéticos, sendo por isso mais baratos e estáveis que os corantes alimentares pelo que eram usados na indústria alimentar

Existem ainda aditivos alimentares autorizados que quando tomados em doses excessivas às recomendadas têm como consequência reacções alérgicas graves (exemplo: E102) e podem ser até cancerígenos, como é o caso dos nitratos de potássio.
Como conhecer os efeitos secundários?

A autoridade de Segurança Alimenta e Económica (ASAE), põe à disposição do consumidor a lista de todos os aditivos autorizados pela U.E. assim com os conhecidos efeitos secundários. Esta lista é útil ao consumidor se suspeitar da inocuidade de algum aditivo ou se for clinicamente diagnosticado alergias específicas a determinados aditivos alimentares.

Sem comentários: